Você está aqui...

Para Orar e Adorar

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Pequena Introdução aos Livros Proféticos - Profetas Menores - Parte 1

Esta é uma pequena introdução aos Profetas Menores, não é um estudo exaustivo, mais creio e espero que consiga sanar algumas de suas dúvidas.
Profetas Menores - Eles são, ao todo, doze e são conhecidos desta forma não por serem considerados menos importantes, mas pelo fato de seus livros serem menores, se comparados aos Profetas Maiores.
Os Maiores são: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Os Menores são: Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Na Bíblia Hebraica, o Livro de Lamentações e o Livro de Daniel encontram-se entre os Escritos e não entre os Profetas. Em nossa classificação, contudo, Lamentações e Daniel enquadram-se entre os Maiores. 
Daniel - é considerado um vidente, porque conseguia ver o mundo espiritual na esfera do tempo e do espaço; porém seus registros são também considerados históricos, pois relatam parte da história dos judeus na Babilônia. 
Lamentações - é a expressão de tristeza de Jeremias, ao ver a Cidade Santa destruída pelos babilônicos.
Não temos qualquer regsitro de atividade profética nos primórdios do estabelecimento de Israel em Canaã (1 Sm 3.1). Samuel aparenta ser a primeira pessoa a ocupar o cargo, depois de Moisés (1 Sm 20-21), pois era conhecido por todo o Israel como profeta. 
O último porta-voz de Deus mencionado no AT é Malaquias, datado de meados do quinto século a.C.
Durante o oitavo século a.C., a profecia tornou-se um fenômeno religioso contínuo em Israel. A liderança profética e o desenvolvimento literário de Livros Proféticos continuaram durante meados do quinto século a.C. Estudiosos classificam esse período como período clássico da profecia em Israel (800-450 a.C.). Os profetas canônicos pertencem a esse período.
Os profetas ocupam uma posição singular nas tradições de fé israelitas. Eles serviam como porta-vozes de Deus à nação durante a crise nacional, contribuindo com um terço do conteúdo do Antigo Testamento.
Estudiosos acreditam que o ministério de Moisés estabeleceu as bases para o cargo profético em Israel (Dt 18.15-22; Os 12.13), pois quando o povo estava em cativeiro no Egito, Deus o chamou como Seu porta-voz.
Veja a seguir uma tabela com os Profetas Menores, organizada em ordem cronológica aproximada. Ela servirá de apoio para o seu estudo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...