Você está aqui...

Para Orar e Adorar

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Pequena Introdução aos Livros Proféticos - Profetas Menores - A Popularidade dos Profetas Menores - Parte 4

Os Profetas Menores, são pouco lidos e poucos estudados na Igreja, à exceção de:
  • Jonas, que foi engolido por uma grande peixe;
  • Oseias, especialmente as porções que exaltam a necessidade do conhecimento de Deus (Os 4.6)
  • Joel, que trata do derramamento do Espírito sobre toda a carne (Jl 2.31);
  • Malaquias, devido ao texto que fala do dízimo (Ml 3.10).
Por isso, às vezes temos tanta dificuldade até de encontrá-los na Bíblia. Não são muito populares, mais são de muita importância.
Quanto aos demais, temos por hábito pinçar alguns versículos, a fim de elucidar fatos isolados; no entanto, raramente atemo-nos ao estudo de cada um desses livros para compreender, de fato, a sua mensagem.
Para entendermos um pouco mais da história bíblica é indispensável que demos mais atenção aos profetas menores, porque como já disse eles são classificados em "menores" somente por causa dos livros serem menores em relação aos livros dos Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. E por falar em profetas Maiores será o assunto da nossa próxima publicação.
Tomando a Lei como referencial absoluto para o modo de vida que Deus havia planejado para o Seu povo, os profetas comparavam a vida da nação com os parâmetros divinos pré-estabelecidos e, em cima disso, protestavam contra toda e qualquer irregularidade; todos tinham algo em comum: o inconformismo em relação a qualquer transgressão. Esse era o ponto de partida, entretanto, eles não se limitavam a denunciar, mas a proferir palavras de juízo, anunciando algum tipo de castigo que levasse o povo ao arrependimento.
Estudar sobre esses Homens de Deus capacita-nos a compreender não apenas o estado moral e espiritual em que se encontravam os reinos de Israel e Judá, bem como seu passado e presente em cada contexto histórico, mas também nos oferece muita luz sobre o futuro de Israel e da Igreja do Senhor.

Até a próxima em Nome de Jesus.

Abraços;
Silberty Faria



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...